ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC)

Um aspecto importante a ser ressaltado é que todas as cidades tiveram lançamentos em 2017, algo que não acontecia há algum tempo.
A pesquisa aponta que o resultado poderia ter sido melhor, se não fosse o péssimo desempenho de SBC, que seguiu na contramão das demais cidades registrando uma queda de 71% no volume de lançamentos! SBC que sempre esteve entre as 2 mais importantes, juntamente com Santo André, hoje representa apenas 14% do mercado, ficando a frente apenas de Mauá.
 
A grata surpresa foi a retomada dos lançamentos na cidade de Diadema, motivada principalmente pelo programa MCMV, Diadema representou sozinha 42% do mercado na região.
É possível notar em algumas cidades o crescimento do volume de unidades lançadas, porem com VGV menor. Isso significa que o ticket médio reduziu e as empresas se focaram mais em imóveis de padrão econômico, principalmente no programa MCMV. 
Em 2017 os principais protagonistas do mercado imobiliário foram Diadema e SCS, quebrando um pouco a hegemonia histórica de S.A e SBC.
Veja pesquisa completa em http://www.acigabc.com.br/destaque.asp?id=A072WWD2M1